Projetos do BioComp



Os projetos de Pesquisa & Desenvolvimento focam na aplicação das tecnologias da informação e comunicação ao ambiente.

WebBee

www.webbee.org.br

A WebBee é uma rede de informações sobre biodiversidade brasileira em abelhas. Ela se propõe a ser um local de integração das informações sobre a biologia e a criação das diversas espécies de abelhas e sobre seus habitats, englobando textos, imagens e vídeos voltados para diversos públicos.


BioAbelha

www.usp.br/bioabelha

O BioAbelha tem por objetivo Avaliar as interações entre a planta e polinizador, a dinâmica de populações de abelhas nativas, os problemas na produção de ninhos de abelhas para uso na agricultura e ferramentas de tecnologia de informação para pesquisa e extensão em serviços ambientais.


Polinizadores no Brasil

www.usp.br/statuspolin

O livro "Polinizadores no Brasil: contribuição e perspectivas para a biodiversidade, uso sustentável, conservação e serviços ambientais" é o resultado de pesquisas promovidas pelo CNPq e Fundo Setorial do Agronegócio, implementadas pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, cujo objetivo foi conhecer a situação dos polinizadores do Brasil, seu impacto na agricultura, na biodiversidade e no agronegócio; o estudo reuniu, no total, 85 pesquisadores de 36 instituições científicas do país.


Brazilian Pollinators Initiative - BPI

www.webbee.org.br/bpi

A importância dos serviços ambientais promovidos pelos polinizadores quando visitam as flores foi reconhecida pela CBD. A COP5 da CBD, em 2000, aprovou um programa denominado "Iniciativa Internacional para Conservação e uso sustentável dos polinizadores", citado a partir de então como Iniciativa Internacional dos Polinizadores (IPI). A CBD indicou a FAO como facilitadora e coordenadora deste processo. Em 2004, várias iniciativas regionais já têm planos de ação definidos e trabalham em conjunto na escolha de metodologias que permitam comparações de resultados nos diversos continentes, entre elas, a Iniciativa Brasileira dos Polinizadores.


Rede de Catálogos Polínicos Online

www.rcpol.org.br

O objetivo da RCPol é facilitar o trabalho de pesquisadores e do público em geral na busca pelas informações sobre espécies de plantas, flores, grãos de pólen, esporos e a interação com as abelhas. Para isso, a RCPol disponibiliza ferramentas computacionais que chamamos de chaves interativas com múltiplas entradas para identificação de espécies, na qual é possível por meio de descrições morfológicas das flores e dos grãos de pólen identificar as espécies de plantas.


Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador

www.rebipp.org.br

A REBIPP é uma rede de trabalho colaborativo entre especialistas em Biologia da Polinização que estudam as interações planta-polinizador em suas várias dimensões e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de atividades científicas e didáticas na área. A REBIPP está estruturada em núcleos de trabalho, a saber: Gestão & Captação de Recursos, Relações Interinstitucionais, Educação & Sociedade, Pesquisa & Conservação. Os núcleos de trabalho atuam de maneira transversal a fim de desenvolver ações e atividades de pesquisa, ensino e extensão..